31 de maio de 2011

10ª Edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Hoje a noite rola no Rio de Janeiro o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que chega a sua décima edição.A cerimônia será realizada no Teatro João Caetano, no Centro, e quem quiser conferir pela web o G1 irá transmitir ao vivo a partir das 20h.
Em abril, os organizadores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro divulgaram nesta a lista dos indicados. O destaque ficou por conta de "Tropa de elite 2"[eebaaa], que sai como favorito, com indicações na maioria das categorias.
Na principal, a de melhor longa-metragem, o filme de José Padilha compete com "Chico Xavier", "As melhores coisas do mundo", "Olhos azuis", "5x favela - Agora por nós mesmos" e "Viajo porque preciso, volto porque te amo".
Na disputa de atores, concorrem Wagner Moura, protagonista de "Tropa 2", Paulo José, por "Quincas Berro D'Água", Marco Nanini, por "O bem amado", Chico Diaz, por "O sol do meio-dia", Ângelo Antonio e Nelson Xavier, ambos por "Chico Xavier".
Já entre as atrizes indicadas estão Alice Braga, por "Cabeça a prêmio", Christiane Torloni, por "Chico Xavier", Ingrid Guimarães, por "De pernas pro ar", Glória Pires, por "Lula, o filho do Brasil", e Marieta Severo, por "Quincas Berro d'Água".

Os candidatos receberão votos de integrantes da Academia Brasileira de Cinema, que reúne atores, atrizes, produtores, diretores e técnicos, presidida pelo cineasta Roberto Farias. O público também pode participar da votação por meio do site da academia.
A 10ª edição da premiação ainda vai homenagear o casal de produtores Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto.
Confira abaixo a lista dos indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. 

Melhor longa-metragem:

- "5x Favela - Agora por nós mesmos"
- "Chico Xavier"
- "As melhores coisas do mundo"
- "Olhos azuis"
- "Tropa de elite 2" [eu voto!]
- "Viajo porque preciso, volto porque te amo" 


Melhor documentário: 


- "Dzi Croquettes"
- "O homem que engarrafava nuvens" [eu voto!]
- "José e Pilar"
- "Noite em 67"
- "Rita Cadillac - A lady do povo" 


Melhor direção:

- Daniel Filho - "Chico Xavier"
- José Joffily - "Olhos azuis"
- José Padilha - "Tropa de elite 2" [eu voto e ele é o novo queridinho da 20th Century Fox! ]
- Karin Ainouz e Marcelo Gomes - "Viajo porque preciso, volto porque te amo"
- Laís Bodanzky - "As melhores coisas do mundo" 


Melhor atriz:

- Alice Braga - "Cabeça a prêmio" [eu voto!]
- Christiane Torloni - "Chico Xavier"
- Ingrid Guimarães - "De pernas pro ar"
- Glória Pires - "Lula, o filho do Brasil"
- Marieta Severo - "Quincas Berro d'Água" 


Melhor ator:

- Ângelo Antonio - "Chico Xavier"
- Chico Diaz - "O sol do meio-dia"
- Marco Nanini - "O bem amado"
-  Nelson Xavier - "Chico Xavier"
- Paulo José - "Quincas Berro D'Água"
- Wagner Moura - "Tropa de elite 2" [eu e mais 726.451.654.653 de mulheres votamos!] hihihi 


Melhor atriz coadjuvante:

- Cássia Kiss - "Chico Xavier" [eu voto!]
- Denise Fraga - "As melhores coisas do mundo"
- Elke Maravilha - "A suprema felicidade"
- Leandra Leal - "Insolação"
- Roberta Rodrigues - "5x favela - Agora por nós mesmos"
- Tainá Muller - "Tropa de elite 2"  


Melhor ator coadjuvante:

- André Mattos - "Tropa de elite 2"
- André Ramiro - "Tropa de elite 2" [eu voto!]
- Caio Blat - "As melhores coisas do mundo"
- Cassio Gabus Mendes - "Chico Xavier"
- Hugo Carvana - "5x favela - Agora por nós mesmos"
- Irandhir Santos - "Tropa de elite 2" 


Melhor roteiro original:

- Braulio Mantovani e José Padilha - "Tropa de elite 2"
- Bruno Mazzeo, João Avelino e Rosana Ferrão - "Muita calma nessa hora"
- José Antonio da Silva e outros - "5x favela - Agora por nós mesmos"
- Karim Ainouz e Marcelo Gomes - "Viajo porque preciso, volto porque te amo" [eu voto!]
- Luiz Bolognesi - "As melhores coisas do mundo"
- Marcelo Saback e Paulo Cursino - "De pernas pro ar"
- Melanie Dimantas e Paulo Halm - "Olhos azuis"


Melhor roteiro adaptado:
 
- Adriana Falcão, Bernardo Guilherme e outros - "Eu e meu guarda-chuva"
- Claudio Paiva e Guel Arraes - "O bem amado"
- Esmir Filho e Ismael Caneppelle - "Os famosos e os duendes da morte"
- Marcos Bernstein - "Chico Xavier" [eu voto!]
- Sérgio Machado - "Quincas Berro D'água"


Melhor curta-metragem de ficção:
 
- "Alguém tem que honrar esta derrota"
- "Avós"
- "Eu não quero voltar sozinho" [eu voto!]
- "Ensaio de cinema"
- "Recife frio" 


Melhor curta-metragem documentário:

- "Ave Maria ou mãe dos sertanejos"
- "Dois mundos"
- "Faço de mim o que quero" [eu voto!]
- "Geral"
- "Urbe" 


Melhor curta-metragem de animação:

- "Anjos do meio da praça"
- "Bonequinha do papai"
- "Eu queria ser um monstro" [eu voto!]
- "Menina da chuva"
- "Tempestade" 


Melhor longa-metragem estrangeiro:

- "A fita branca" (Alemanha), de Michael Haneke
- "A origem" (EUA), de Christopher Nolan
- "O pequeno Nicolau" (França), de Laurent Tirard
- "A rede social" (EUA), de David Fincher [eu voto!]
- "O segredo dos teus olhos" (Argentina / Espanha), de Juan José Campanella.

[estas informações foram retiradas do site do G1]
Então vamos torcer por Tropa 2 e Wagner Moura e claro votar muito no site!

beijoos
thatha

Nenhum comentário: